Burocracia

Burocracia

Tenho recebido diversas mensagens perguntando como iniciar o processo de visto, então vou tentar ajudar em alguns pontos, mas como meu marido veio com a empresa resolvendo toda a parte burocrática, não esbarramos em muitas dificuldades.
Peguei algumas informações no Consulado, então fiquem atentos aos tipos de visto e qual poderá se encaixar melhor. Basta clicar no link e você será redirecionado para o site do mesmo.

Para fazer turismo não precisa de visto, desde que sua estadia não ultrapasse o prazo de 90 dias.

* Tipos de Visto:

20140307-63f

Como vocês poderão ver, existem várias modalidades de Visto de residência. No nosso caso, meu marido está com Visto de profissional altamente qualificado com trabalho subordinado, e as crianças e eu estamos com visto de turismo. O visto de residência, emitido pelo consulado, tem validade de quatro meses e chegando aqui ele tem que pedir a autorização de residência no SEF – Serviço de Estrangeiros e Fronteiras. Com ela em mãos, podemos pedir o reagrupamento familiar, que é uma outra modalidade de visto de residência para os familiares. Com o visto em mãos eu, inclusive, posso trabalhar ou estudar legalmente.
O grande obstáculo é justamente conseguir agendar a entrevista, pois é um serviço muito requisitado, visto a quantidade de estrangeiros que estão imigrando para Portugal.
Caso expire o prazo de 3 meses do visto de turismo, ele poderá ser prorrogado por mais 3 meses.

Lembrando sempre que você PRECISA estar com a passagem de retorno ao país de origem, desde a sua vinda, dentro do prazo da sua permissão.

Como disse anteriormente não nos pediram nenhum documento na imigração, mas obrigatoriamente, precisa estar com reserva em hotel, comprovante de moradia ou carta convite e, obviamente, um seguro saúde, explicarei no fim do post como conseguir um gratuito chamado PB-4.  A dica de ouro é não mentir e estar bem tranquilo na hora da entrevista.

Seus documentos brasileiros valem em Portugal ?

Valem sim, desde que você fala o apostilamento de todos eles.
Apostilamento, o que é isso ?
Dia 14 de agosto de 2016, entrou em vigor a “Convenção de Apostila da Haia”, que elimina a exigência de legalização de documentos públicos estrangeiros entre o Brasil e os 111 países signatários, o que simplificará o trâmite internacional de documentos públicos, incluindo Portugal. Entenda mais sobre a convenção de Haia aqui.

hand flags

Nós apostilamos o básico, como: diplomas de graduação e mestrado, certidões de nascimento e casamento, cadernetas de vacinação e outros documentos que julgamos precisar aqui em Portugal. Não é um serviço barato, então vale sempre pesquisar os cartórios com menos custo e menor prazo de entrega ( não é tabelado ). Fomos no cartório do Barreiro, dica valiosa da nossa amiga Wânia. Chegamos a pagar 1/3 do valor e pegando documentos 45 minutos depois ( normalmente demoram muitos dias úteis ).

documento-apostila-600x858
Os documentos só podem ser apostilados com firma reconhecida.
Não esqueçam que meu conteúdo é uma breve pincelada, então pesquise bastante nos sites oficiais.

Seguro saúde PB-4

Poucos sabem, que existe um acordo entre o Brasil e vários países, inclusive Portugal, que permite que beneficiários do INSS tenha o direito à saúde pública pagando o mesmo valor que o cidadão do país paga. Para informações de países envolvidos, como e onde tirar o seu seguro, clique aquiEsse serviço é gratuito!
Você pode optar, obviamente, pelo seguro viagem pago.

hqdefault

Eu fiz um super checkup no Brasil para evitar qualquer transtorno, então venha prevenido e com os últimos exames em mãos. Ah e peça indicação de profissionais de confiança ao seu médico, pois muitos tem conhecimento por aqui, visto que vivem se esbarrando em congressos mundo afora.

Quanto trazer em dinheiro ?

O turista “precisa” ter 75 euros para a entrada no país mais o mínimo de 40 euros por cada dia de permanência, por pessoa. Vale também cartão de crédito. Pelo que tenho lido à respeito, é muito difícil pedirem, justamente por causa dos cartões internacionais.

Pra viver aqui, coloque na balança o estilo de vida desejado, suas necessidades básicas e imediatas, mas lembre que aqui pra alugar imóvel você precisa ter, pelo menos, 4 rendas de aluguel ( 2 adiantadas e 2 cauções ) + todas as despesas de montar um apartamento. Então a palavra é: planejamento!

E repito: venha legalmente, a vida pro imigrante ilegal se torna muito dura.

A parte burocrática é muito extensa, então pesquise muito e se informe, essas são experiências vividas por nós, então não tomem isso por base.

Um grande abraço e até a próxima 🙂

 

 

 

*Fonte: Site do consulado de Portugal em Belo Horizonte
** Fonte: Consulado geral do Brasil no Porto

Burocracia
Classificado como:                            

2 opiniões sobre “Burocracia

  • 31 de março de 2017 em 19:08
    Permalink

    Tenho gostado muito das publicações no Blog. Párabens pelos textos com as experiências e as dicas.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *