Minha filha de pêlo

Minha Yuufa

Tenho uma cadelinha da raça shih Tzu, que é a minha verdadeira paixão. Fará 12 anos agora dia 01/07 e está comigo desde quando tinha 3 meses de vida, desde sempre minha companheira. Quando recebemos a proposta, óbvio que ela estava incluída nos planos e faz parte da família, e talvez por isso eu tenha deixado de procurar saber como era a burocracia para trazê-la. Na verdade eu achava que não teria nem burocracia, que era colocar no avião e SÓ.
Recebi um dos maiores baques quando me contaram que não era assim tão simples, na verdade era complicado pra caramba e ela não conseguiria viajar conosco. Nossa, que choque e balde de água fria, chorei e muito, fiquei completamente devastada. Como assim ? Como iria me separar dela, logo agora que o importante era estarmos todos juntos ? Mas não tinha jeito e então tinha que iniciar o processo, que é chatinho demais. Peguei dicas preciosas com uma amiga que veio pra cá com seu cãozinho e com várias blogueiras.
Me despedir dela foi horrível e meu pai até brincou que chorei por causa dela e não por me despedir dele rsrs
2
Os passos 

  1. Primeiro de tudo, seu animalzinho precisa aplicar um microchip, esse é o primeiro passo.
    Em BH eu fiz todo o processo no hospital veterinário Santo Agostinho.
    Coloque um chip que tenha padrão internacional, de acordo com as normas do ISO 11784/11785, caso contrário você terá que levar seu próprio leitor, o que não compensa de forma alguma.
  2. Vacinação anti-rábica.
    Mesmo que seu cãozinho esteja com a vacina em dia, precisa dar novamente. O selo desta última vacina precisa constar fabricante, lote e data de fabricação, data da vacina, validade, o carimbo e a assinatura do seu veterinário. A vacina precisa ser aplicada, obrigatoriamente, depois do microchip ser implantado. Não vale vacinação anti-rábica de campanha, então tem que pagar particular mesmo.
  3. Após os 30 dias da vacinação contra a raiva, que é o tempo que seu animal demora para produzir anticorpos, você precisa ir até o veterinário para que ele colete o sangue do animal e o envie para o laboratório credenciado pela União Européia no Brasil, solicitando o laudo de sorologia anti-rábica.
    Só existe 1 laboratório no Brasil que faz esse procedimento, que é o Centro de Controle de Zoonoses de São Paulo.
    Procure sempre uma clínica de confiança, pois essa coleta é de extrema importância e não pode dar errado. Se der, você precisará fazer a coleta novamente e o custo é bem alto.
    Após o resultado, a própria clínica recebe o resultado do exame e entra em contato.
    Eu ainda estou na fase de aguardar o resultado 🙁 Obs: Seu animal só poderá viajar, a partir de 90 dias, após a coleta da sorologia. 
     Obs: Esse exame não precisará ser repetido, basta manter sempre em dia a vacinação do seu animalzinho.Enquanto você espera, ansiosamente, pelo resultado do exame, já pode ir pesquisando as exigências da companhias aéreas quanto à caixa de transporte. Na TAP, por exemplo, a caixa de transporte para viajar na cabine é bem limitada: 45 cm x 30 cm x 23 cm e o peso do animal + a caixa não pode ultrapassar os 8 kgs.WhatsApp Image 2017-04-06 at 19.16.30Atualmente, está sendo meu maior obstáculo, pois está bem difícil achar um tamanho compatível. A passagem do animal que irá dentro da cabine custa 150 Euros.
  4. Resultado saindo e estando tudo OK, você precisa agendar  na VIGIAGRO ( ministério da agricultura ) 10 dias antes do seu embarque para retirar o CZI – Certificado Zoossanitário Internacional. No meu caso, como a viagem será feita no aeroporto do Rio de Janeiro, preciso agendar na Vigiagro de lá. Conseguindo o agendamento, pra levar no dia você precisa de um atestado de um veterinário, que ateste que o animal está gozando de excelente saúde para poder viajar. Esse atestado tem validade de 72 horas, então fique ligado para que não ultrapasse, senão precisará de novo atestado. Um breve check list abaixo:
    Comprovante de aplicação do microchip;Carteira de Vacinação com o comprovante da vacina anti-rábica em dia;Laudo da Sorologia Anti-Rábica;Duas cópias de cada documento citado acima;Atestado de saúde do animal;Requerimento para Fiscalização de Animais de Companhia, devidamente preenchido. Clique aqui para pegar ;

    Comprovante de embarque ( suas passagens impressas );

    Endereço que você vai ficar hospedado no seu destino;

Quando te entregarem o CZI, uns dois dias depois, confira todos os dados, pois não pode ter nenhum erro.

Passaporte_Cao_Gato_ok

Obs: Como já estou aqui e minha tia irá trazê-la precisei deixar procuração pra ela e para o despachante que contratei para ajudá-la.

Água e ração em potinhos e o tapetinho higiênico não podem faltar.

Documentação e passagens na mão e uma excelente viagem !

Obs: Antes de terminar esse post, recebi a notícia que está tudo ok no exame dela. Agora é agilizar para, em breve, ela estar aqui conosco 🙂

 

Um super beijo e até a próxima !!!!!!

 

 

 

Minha filha de pêlo
Classificado como:                

4 opiniões sobre “Minha filha de pêlo

  • 10 de abril de 2017 em 20:55
    Permalink

    Olá! Pretendemos ir para Portugal em setembro. Tenho duas yorkshire e se estou entendendo o seu post devo iniciar imediatamente o processo, correto? Resido em Curitiba e não sei como procurar um veterinário q me dê todo o suporte. Obrigada se puder me orientar.

    Resposta
    • 22 de abril de 2017 em 08:06
      Permalink

      Procure seu veterinário de segurança e pergunte se ele indica algum despachante pra te ajudar.

      Resposta
  • 11 de abril de 2017 em 04:10
    Permalink

    Uma dica (de quem trouxe) que ninguém avisa.
    É preciso ainda avisar o veterinário do aeroporto em que sua cachorrinha vai chegar, da chegada dela com pelo menos 3 dias de antecedencia. Precisa falar o número do vôo, enviar cópias dos documentos por email, e quando chegar deverá assar pelo veterinário e pagar uma taxa de 30 euros, tudo isso pro animal poder sair do aeroporto.
    Qualquer dúvida segue o link abaixo:
    http://www.dgv.min-agricultura.pt/portal/page/portal/DGV/genericos?generico=1722730&cboui=1722730

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *